Como saber o que é mito e o que verdade no trânsito?

2019_10_30_mitos_verdades (1).png

30/10/2019

O dia a dia no trânsito pode ser bastante agitado e por isso requer do condutor muita atenção. Além de atento o motorista precisa estar bem informado sobre o que é permitido e o que é proibido no trânsito, assim além de evitar multas esse condutor também faz sua parte, evita transtornos e contribui com a sua segurança e a de todos, afinal, segurança é indispensável não só para motoristas mas também para motociclistas, ciclistas e pedestres. 

Por isso, a equipe do Multas BR preparou mais um conteúdo especial com uma série de mitos e verdades sobre as regras de trânsito que é imprescindível que todo condutor saiba. 

 

Multa por furar fila?

VERDADE! Se você é o tipo de motorista apressado e costuma furar fila para adiantar, saiba que pode ter problemas maiores, já que furar fila pode gerar multas de trânsito.

Condutores impacientes que furam a fila ou ultrapassam pelo acostamento ou faixa de ônibus estão cometendo uma infração grave.

De acordo com CTB, artigo 211 (https://www.multasbr.com.br/infracoes/transito/60842/ctb-artigo-211) esse tipo de infração gera para o condutor 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH  e multa no valor de R$ 127,69. 

 

A CNH só pode ser suspensa quando o condutor atinge o limite de pontos

MITO! Mais mito impossível. Ultrapassar o limite de pontos é apenas a forma mais conhecida de suspensão da CNH. 

Todo condutor tem um limite de 20 pontos que são contados sempre pelos últimos 12 meses. Quando esse motorista ultrapassa esse limite, mesmo que seja por 1 ponto, ele perde o seu direito de dirigir ou seja a sua CNH fica suspensa, através de um processo de suspensão de CNH. 

Porém existem algumas infrações que levam o motorista direto à suspensão da CNH. É uma série de multas gravíssima que tem entre as penalidades suspender o direito de dirigir do condutor autuado. Veja a seguir quais são essas infrações: 

  • Recusar o teste, exame ou perícia para certificar a influência de álcool ou outra substância psicoativa (Artigo 165-A);
  • Dirigir ameaçando os pedestres ou demais veículos (Artigo 170);
  • Disputar corridas, promover competição de manobras sem autorização ou utilizar veículo para demonstrar manobra perigosa (Artigos 173, 174 e 175);
  • Deixar de prestar socorro à vítima quando envolvido em acidente de trânsito (Artigos 176);
  • Forçar ultrapassagem (Artigos 191);
  • Desrespeitar bloqueio policial (Artigo 210);
  • Dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 50% do limite da via (Artigo 218);
  • Dirigir motocicleta sem usar equipamentos de segurança, com passageiro sem capacete, fazendo malabarismo, com os faróis apagados ou com criança menor de 7 anos (Artigo 244);
  • Usar o veículo para interromper a circulação na via sem autorização prévia (Artigo 253-A).

 

Gestantes podem dirigir

VERDADE. Lógico que é importante que a gestante se observe e saiba respeitar o seu próprio limite, mas o CTB, não apresenta nenhuma restrição para mulheres gestantes ao volante. 

Alguns médicos não recomendam que a mulher grávida continue dirigindo após o sétimo mês, porque nesse período, dirigir pode se tornar desconfortável e a gestante pode encontrar dificuldades para achar uma posição adequada.

Além disso, o cansaço e a barriga aumentam, dificultando os reflexos. Mas, como já dito, é importante que a grávida faça também uma auto avaliação. 

 

Veículos mais lentos têm faixa específica 

Para que o trânsito flua bem para todos, seja com veículos de grande ou pequeno porte, o condutor precisa seguir algumas regras, mas o bom senso de cada motorista também é importante.

Uma das questões que gera dúvidas entre os motoristas é a obrigatoriedade para os veículos mais lentos de utilizarem uma faixa específica. E aí mito ou verdade? Não se engane, a obrigatoriedade é VERDADE. 

De acordo com o Art. 185 inciso II: “Quando o veículo estiver em movimento, deixar de conservá-lo: nas faixas da direita, os veículos lentos e de maior porte” é infração  média, o valor da multa é de R$ 130,16. 

Por isso, fique atento e se estiver em velocidade mais lenta se mantenha na faixa da direita.

Esses são apenas alguns Mitos e Verdade, se quiser saber mais sobre esse assunto acesse o artigo em nosso blog  Mitos x verdades que todo motorista precisa saber

 

“Como fazer se já fui multado?”

Se você não se informou antes e recebeu uma indesejável multa, saiba que entre os mitos e verdades, recorrer da multa de trânsito é uma VERDADE e um direito de todo motorista. Recorrendo é possível suspender o valor da multa e os pontos durante o processo, além disso, caso o recurso seja deferido às penalidades são anuladas. 

Seja qual foi a infração, se a penalidade for administrativa (multa, pontos, remoção do veículo ou suspensão da CNH) você poderá apresentar um recurso. 

Lógico que para apresentar sua defesa o recomendado é que o recurso tenha argumentos bem fundamentados, de acordo com o caso em questão, que façam sentido com o ocorrido e com o que é determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB. 

Por isso, na hora de recorrer você pode contar com a assessoria especializada do Multas BR. Você solicita e recebe um recurso pronto e personalizado. Quer saber se há bons argumentos para o seu caso antes de solicitar o recurso? Acesse o Multas BR e realize uma CONSULTA GRATUITA. 

Não fique sem dirigir, recorra! 

Infrações relacionadas:

Artigo/Inciso Código Desdob. Descrição
165 5169 0 Dirigir sob influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.
170 5215 0 Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos .
174 5258 0 Promover na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobras de veículos, sem permissão da Autoridade de Trânsito com circunscrição sob a via .
176 I 5282 1 Deixar o Condutor envolvido em acidentes com vítima de prestar socorro a vítima, podendo faze-lo.
175 5274 0 Utilizar-se do veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.
191 5797 0 Forçar passagem entre veículos que transitando em sentido opostos, estejam na eminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem .
210 6076 0 Transpor sem autorização bloqueio viário policial .
218 Ia 6211 0 Transitar em velocidade superior a máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil em rodovias, vias de trânsito rápido e vias arteriais quando a velocidade for superior à máxima em até vinte por cento .
244 I 7030 0 Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN .
253 7374 0 Bloquear a via com o veículo.

MBR Assessoria de Trânsito, Tecnologia e Serviços Ltda.
CNPJ 29.972.897/0001-05

2019 © Multas BR - Todos os direitos reservados.