.

Os documentos em papéis estão cada dia mais próximos do seu fim. Desde o início de 2018, com a chegada da tão esperada CNH Digital, as coisas melhoraram bastante para os esquecidinhos. Deixar o documento em casa ou perdê-lo virou coisa do passado para muitos motoristas. Agora podemos carregar nossa CNH em nossos celulares.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente no Brasil existem mais smartphones do que habitantes. Sim, o estudo mostrou que há cerca de 230 milhões de “celulares inteligentes” para uma população de aproximadamente 210 milhões. Ou seja, é muito mais facilidade e praticidade para todos.

Milhões de brasileiros já estão utilizando essa nova ferramenta. A CNH Digital, além de servir como documento de identificação do motorista, também tem outras diversas funções. Como dar acesso à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e servir como documento oficial para embarques aéreos domésticos e de identificação em órgãos públicos

O que é a CNH?

Antes de entrar a fundo no assunto e entender o que é a CNH digital, é importante compreender primeiro o que é que é a CNH. Pois bem, qualquer pessoa que for dirigir em terras brasileiras precisa ter uma Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida pela sigla CNH. Ou seja, a CNH é uma permissão que o Estado dá para o indivíduo poder dirigir pelas estradas e avenidas do país. 

Atualmente, para conseguir uma CNH é preciso ter no mínimo 18 anos. Além disso, é necessário o intermédio de uma autoescola nesse processo. Na autoescola, você vai fazer aulas e provas teóricas e práticas. E caso seja aprovado em tudo, é só aguardar o documento chegar na sua casa.

Ah, antes de começar as aulas na autoescola, é necessário fazer exames de vista e psicológicos. E toda vez que for renovar o documento, que é válido por 5 anos, é obrigatório fazer novamente esses exames.

CNH digital 

Como já dito mais acima, o mundo está mudando, e rápido. A CNH Digital, ou CNH-e, é basicamente um documento virtual criado para facilitar a vida dos motoristas. Seu aplicativo oferece as mesmas informações da CNH em papel, mas tudo isso na comodidade do seu smartphone. 

Porém, para ter a CNH Digital validada, é necessário ir pessoalmente até o Detran da sua cidade ou receber um Certificado Digital e-CPF. Esse certificado tem a função de validar as informações e atestar a identidade em transações online.

Lançamento da CNH digital 

A ideia da CNH digital foi oficializada em agosto de 2017, na Resolução nº 687 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Nessa resolução, a medida seria implantada até o início de fevereiro de 2018. Porém, a novidade não entrou em vigor no prazo.

Em março do mesmo ano, houve uma Resolução. Nesta segunda Resolução a nº 727, os DETRANs (Departamento Estadual de Trânsito) deveriam estar preparados a partir de 1º de julho de 2018 para emitir a CNH-e.

Quem pode ter CNH digital?

Para ter a CNH Digital, primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual. Aquelas novas com QR code. Quem tem a CNH na versão antiga precisa pedir uma segunda via ou renová-la. Pois só assim é possível solicitar a versão digital da CNH. Ah, vale lembrar que não é preciso esperar sua CNH vencer para fazer a renovação.


Basta ir a uma clínica credenciada ao Detran e solicitar a renovação. Lá você fará o exame clínico e psicológico para então renovar sua CNH. Se você é um motorista profissional, d
as categorias C, D e E, ou seja, que possui permissão para dirigir caminhão, ônibus ou carreta, terá que fazer também o exame toxicológico. 

Como obter a CNH Digital? 

Se você não é dessa nova geração que nasceu na internet, não precisa se preocupar, ter sua CNH Digital é mais simples do que você imagina. Confira abaixo 6 passos para você obtê-la


Passo 1
: antes de tudo, você precisa ir até o Detran onde sua CNH foi emitida. Lá você receberá um certificado digital que te dará acesso ao Portal de Serviços do Denatran


Passo 2
: no Portal de Serviços do Denatran, você terá que clicar em “Cadastro” lá na barra lateral à sua esquerda. Aí basta você preencher todos os dados corretamente e selecionar “Cadastrar”. É muito importante que você informe um e-mail válido, pois é por lá que você receberá um link de autenticação. 


Passo 3
: depois de receber o link de autenticação, basta clicar nele e procurar a seção “Código de Ativação”, à sua esquerda. Essa parte do processo serve para validar o seu pedido e credenciar a conexão do seu smartphone com o sistema da CNH Digital


Passo 4
: depois disso tudo, chegou a hora de baixar o aplicativo oficial. Ele está disponível na Play Store para Android e na Apple Store para sistemas iOS. 


Passo 5
: logo após você baixar e instalar o aplicativo, ao abri-lo, será solicitado o código de ativação que você viu no Passo 3. Você terá 48 horas para inseri-lo ou terá que emitir um novo código de verificação no site. 


Passo 6
: chegamos ao fim. Se você seguiu passo a passo direitinho, sua CNH já estará habilitada no seu celular. Esse documento agora substitui a versão de papel da sua antiga CNH. Ou seja, agora você poderá sair de carro por aí apenas com o seu celular. 

Como funciona a CNH Digital? 

O funcionamento da CNH Digital é muito simples. É exatamente a sua CNH impressa, só que no formato digital. Quando você opta pela CNH Digital, é preciso fazer a chamada “prova viva”. Que nada mais é do que você usar sua câmera do seu smartphone para comprovar que é você a pessoa que está sendo identificada.

O aplicativo também irá pedir para você criar uma senha que será solicitada toda vez que o documento digital for utilizado. 

Diferenças entre CNH x CNH Digital?

Como já dito neste artigo, a única diferença entre a CNH impressa e a CNH Digital é que, uma é um documento físico e a outra é um documento digital. A CNH Digital tem a mesma validade jurídica da CNH impressa. É a mesma coisa, só que muito mais prática para quem não vive sem o smartphone. 

Vantagens e Desvantagens da CNH Digital

A criação da CNH Digital foi fundamental para a solução de diversos problemas que ocorriam com a versão em papel. Confira abaixo as vantagens e desvantagens que a CNH Digital possui:

Vantagens

Sua CNH estará sempre em suas mãos: é muito comum os motoristas saírem de casa e no meio do caminho descobrirem que esqueceram sua carteira. Nesses casos, mesmo que esteja longe de casa, voltar não é uma escolha. Pois bem, com a CNH Digital, esse problema acabou.

Para quem possui a versão digital da CNH, basta acessar o aplicativo e o documento estará em mãos na mesma hora. Caso você vá para lugares com acesso remoto de internet, basta fazer o download e acessá-la quando for solicitado. Viu, é simples e cômodo. 


Fácil, rápido e cômodo solicitar
: quem tem carteira de motorista sabe o quanto é demorado e burocrático para tirá-la. Mas, para a alegria de todos, obter a CNH Digital é muito mais simples. 


Ela é tão segura quanto a de papel
: muitas pessoas ainda têm medo de utilizar coisas digitais. Isso porque a todo momento surgem notícias sobre crimes e fraudes pela internet. Não vamos falar que esse perigo não existe, mas a CNH Digital é tão segura quanto a impressa.

Você não está imune a falsificação do seu documento de papel, pois se quiserem falsificar, vão fazer. Por isso, ter a CNH Digital não faz de você mais ou menos propenso a golpes e fraudes. 


Desvantagens

Apesar da comodidade, ela está no seu celular: sim, isso é uma desvantagem também. Imagina sua bateria acabar no meio do caminho, o que fazer? Por isso, é fundamental que você leve sempre consigo seu carregador para conectar no carro ou até um carregador portátil.  

Como cadastrar CNH Digital? 

Para ter acesso a CNH Digital, é preciso que o motorista tenha tirado ou feito a renovação da sua carteira a partir de maio de 2017. Pois foi a partir dessa data que as CNHs começaram a sair com o QR code na parte interna.


Porém, se você não tirou ou renovou sua carteira nessa data, não se preocupe, você ainda consegue se enquadrar nas exigências. Basta
solicitar uma segunda via ou renovar sua carteira. Também é necessário realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran, como visto mais acima.  

Conclusão

Ter a CNH Digital é um direito de todos os motoristas. As vantagens de se ter essa tecnologia são imensas, mas cabe a você optar por usá-la ou não. Se você é daqueles que não se dá tão bem com tecnologia, fique tranquilo que o uso da CNH-e não é obrigatório.