ROTATÓRIA E VÁRIAS FORMAS DE SER MULTADO POR NÃO SABER A REGRA

Fotos-Rotatoria-da-Mato-Grosso-Foto-Edemir-Rodrigues-3.jpg

11/03/2019

A rotatória, suas regras e as infrações pelo uso incorreto. Fique ligado.

Já muito comum em grandes cidades, as rotatórias começam a ser utilizadas até por cidades menores.

O grande objetivo da rotatória é garantir a fluidez dos veículos sem a necessidade de uso e espera dos semáforos.

Assim, várias vias que se encontram e sentidos opostos ou não encontram nas rotatórias o instrumento de controle de fluxo, acesso e preferência.

Mas, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e/ou se confundem quanto à preferência de passagem que além de transtornos, podem gerar infrações e multas. Não há no Código a definição do que seja “rotatória”, apesar de haver regra de como se portar diante dela.

A primeira regra sobe a circulação em rotatória, está no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar, independentemente da posição em relação à via e demais veículos esteja.

No entanto, fique atento por que pode haver sinalização de preferência que não esteja de acordo com esta regra e a sinalização específica deve prevalecer sobre regras gerais. Não é incomum placas de “pare” ou “dê a preferência” para quem está no meio da circulação, e deve ser respeitada.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita e isto válido para qualquer quantidade de veículos que chegarem em igual momento na via de acesso.

O uso das setas sempre será obrigatório para mudanças de faixas, no caso de haver mais de uma ou para sair da rotatória em algumas das saídas existentes.

Entre as possíveis infrações que a não observância de regras quando estiver em rotatória temos:

https://www.multasbr.com.br/infracoes/transito/61732/ctb-artigo-215-i

Também temos esta gravíssima:

https://www.multasbr.com.br/infracoes/transito/60502/ctb-artigo-208

Esta aqui:

https://www.multasbr.com.br/infracoes/transito/61732/ctb-artigo-215-i

No entanto, em qualquer caso, tanto o agente quanto a estrutura da rotatória deve observar uma dezena de regras estabelecidas pelo CONTRAN, DENATRAN e o CTB para que a infração e posteriormente a multa seja válida.

Nós analisamos e cruzamos estes dados para buscar estas falhas e levantar estas nulidades em nossas defesas e recursos e por isso podemos lhe ajudar a encontrar os melhores e mais fundamentados argumentos.

Contem conosco.

Infrações relacionadas:

Artigo/Inciso Código Desdob. Descrição
215 I 6173 1 Deixar de dar preferência de passagem em interseção não sinalizada, a veículo que estiver circulando por rodovia.

Multas BR - Assessoria para Multas de Trânsito Ltda.
CNPJ 29.972.897/0001-05

2019 © Multas BR - Todos os direitos reservados.